sexta-feira, 1 de outubro de 2010

IV Congresso Internacional em Ciências da Religião - PUC-Goiás


Rita Gomes, nj*


Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, aconteceu em Goiânia – GO, o IV Congresso Internacional em Ciências da Religião com o tema “Religião, Transformações culturais e Globalização”, realizado pela Pontifícia Universidade de Goiás. Durante o evento, mais de trezentos e vinte participantes, de diferentes confissões e tradições religiosas, tiveram a oportunidade de discutir os aspectos religiosos, culturais, políticos e econômicos que incidem na vida de fé dos sujeitos crentes.

Participaram do evento pesquisadores de diversas áreas do saber, de estados e países também diversos. Aqui percebemos a amplitude do evento que não se limita ao âmbito geográfico, mas abrange o confessional e acadêmico também.

Os participantes mais diretos são alunos e professores dos programas de pós-graduação em Ciências da Religião e Teologia, espalhados em todo território nacional. Mais de treze estados marcaram presença, entre eles, Paraíba, Bahia, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além de representantes de universidades da Itália e Chile.

Foram apresentadas em média cento e quarenta Comunicações, cinco Conferências e três Mesas-Redondas. Entre tantas propostas de trabalho, insere-se a reflexão da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) com o tema geral “Recuperação da dimensão crítica da fé diante dos desafios da globalização”.

Dentro desta temática, o prof. Dr. Élio Gasda apresentou a comunicação “O que Jerusalém tem realmente a dizer a Atenas?”, lembrando que Jerusalém simboliza o aspecto religioso e Atenas, a cultura secular, levanta questões da atual globalização econômica e cultural e desafio destas à fé.

O doutorando Omar Lucas apresentou a comunicação “Globalização e fé cristã: perspectivas e desafios” e sua proposta pontua os desafios do mundo globalizado à fé e as críticas da fé ao mundo global.

A mestranda Rita Gomes apresentou a comunicação intitulada “Globalização atual e a perspectiva bíblica da justiça” buscando luzes na noção bíblica de justiça em vista de uma ética promotora da vida frente ao movimento desumanizador do progresso econômico a qualquer custo.

Para além de nossa contribuição merecem destaque as conferências das doutoras Rosa Morelli (Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional) e Giulliana Martirani (Universidade de Nápoles).


* É membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduada em filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará – ITEP. Graduada e mestranda em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE.

Nenhum comentário: